Como surgiu a história do Bouquet/Buquê da Noiva?

1523
2min de leitura

 O Bouquet ou Buquê da noiva faz parte do visual escolhido para o grande dia. Hoje, são muitas as  opções, sendo possível até mesmo substituir as tradicionais flores  naturais por outros elementos, como flores artificiais, pérolas e até  mesmo joias. Mas esta tradição está presente nos casamentos desde muito  tempo atrás e continua fazendo a cabeça das noivas.

São muitas as teorias sobre a origem do  costume de se usar bouquet no grande dia. Uma delas vem da Grécia  antiga. Os gregos utilizavam ervas e alho para afastar os maus fluidos  que poderiam atrapalhar a união do casal.

Além das ervas, as flores também eram  bastante utilizadas nos casamentos celebrados, sobretudo na primavera. O  costume era escolher o bouquet de acordo com o significado das flores e  era nesta época que brotava a flor que, para eles, simboliza o amor: a  agapanthus. A agapanthus é uma flor tradicional daquela região, super  elegante e charmosa, de coloração azulada e é muito utilizada na  decoração de casamentos até hoje.

Outra explicação para a tradição do  bouquet pertence às noivas da Idade Média. Naquela época, era comum que  elas recebessem flores e ervas aromáticas durante o trajeto até o altar.   O objetivo principal deste costume era, além de trazer sorte e  felicidade ao casal, desviar a atenção dos maus espíritos e assim  proteger a noiva. O arranjo tomava forma ao longo do tapete vermelho, no  momento da entrada da noiva.

Já na região da Polônia, era bem comum o  hábito da noiva jogar açúcar nas flores do bouquet. Os poloneses  acreditavam que isso garantiria doces anos de felicidade ao casal.

O costume de jogar o bouquet para as  amigas solteiras surgiu em meados do século XIV, na região da França.  Esta prática surgiu para substituir um hábito ainda mais antigo. Nesta  época, as convidadas solteiras em busca de um casamento arrancavam  pedaços de tecido do vestido da noiva para atrair sorte na busca de um  amor. Hoje, jogar o bouquet é um dos momentos mais divertidos da festa e  as noivas podem preservar o vestido intacto após o casamento.

Como surgiu a história do Bouquet/Buquê da Noiva?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp